Verdades sobre a maternidade que você precisa saber

A maternidade costuma ser vista como algo muito romântico, como se tudo realmente fosse perfeito. Essas ideias acabam fazendo com que as mães de primeira viagem se sintam frustradas ou até incapazes quando se deparam com uma realidade totalmente diferente. Por este motivo, é importante desmistificar a experiência da maternidade e, assim, colocar todas em pauta algumas particularidades que muitas gestantes vivem durante o parto e puerpério.

Este momento único é, sim, especial e inesquecível, mas isso não quer dizer que ele não venha acompanhado de muitos desafios. Nós selecionamos aqui algumas verdades essenciais que você precisa saber, e, ao mesmo tempo, deve levar em consideração que as experiências da maternidade são únicas e podem variar para cada mulher.

Na maternidade, várias mudanças acontecem no corpo

As primeiras transformações que as futuras mamães começam a notar são a respeito do próprio corpo. Os primeiros meses em geral têm aquela fase de enjoos recorrentes e sono em excesso. Você logo vai ver também que as roupas não vão te servir mais e que é preciso tomar alguns cuidados mesmo nas tarefas simples do dia a dia. Nem sempre dá para fazer aquela faxina em casa ou subir e descer escadas rapidamente. Tudo passa a aspirar mais cautelas.

camisola-maternidade

O relacionamento entre o casal muda

A maternidade também acaba alterando o relacionamento entre homem e mulher. As demandas do bebê fazem com que a mãe e pai gastem mais tempo e energia cuidando do recém-nascido do que se dedicando ao namoro ou casamento. Fora que não vai mais sobrar muito tempo para o casal sair ou até mesmo fazer o programinha favorito em casa. O importante é que você e o seu companheiro tentem criar ainda mais parceria nesse período de adaptação à maternidade e sempre oferecendo ajuda física e principalmente emocional um para o outro.

A verdade da depressão pós-parto

Este é um mal que existe e deve ser encarada como doença, algo que pode acometer mulheres de qualquer raça e classe social. Sendo bastante delicada, é uma mudança no humor e no comportamento e é importante que a mãe jamais seja julgada por tal.

A maternidade possui várias fases de intensas transições e isso, muitas vezes, pode acabar causando alterações emocionais nas mães; sem contar que a grande diminuição de hormônios após o parto também é um fator desencadeante para esse tipo de depressão. A doença precisa ser tratada com o acompanhamento de um médico, psicoterapias e em alguns casos com o uso de medicamentos.

As dificuldades da amamentação

A amamentação acontece de forma natural, mas isso não quer dizer que ela também é automática. Você vai poder perceber que o leite não desce de imediato, ao contrário, é preciso que o bebê no ato de sugação estimule o processo de descida do leite. Só que o neném também precisa aprender como sugar da maneira correta. Tudo isso acaba causando dores intensas e o sentimento de frustração. Mas vale lembrar que são dificuldades naturais.

Verdades sobre a maternidade que você precisa saber

Noites em claro fazem parte da nova realidade

A maternidade também vem acompanhada de noites mal dormidas ou até em claro. Isso porque, nos primeiros meses, os bebês têm intervalos de mamadas muito curtos. Sem contar que os pequenos também podem sentir bastante cólica e demais desconfortos, afinal, eles estão aprendendo a viver e se adaptar ao novo mundo.

O parto nem sempre é tão belo

Muitas mulheres passam a vida inteira vendo cenas de partos maravilhosos em filmes ou novelas, mas a realidade é completamente diferente. No parto por cesariana, a mulher tem a sensação estranha que é a de não sentir as próprias pernas por conta da anestesia. Já o parto normal, além de poder durar bastante tempo e causar muitas dores, incha o períneo após as primeiras horas do parto.

Nos primeiros meses, toda a atenção é para o bebê

Logo com a chegada do neném, você verá que toda a sua atenção precisa ser dedicada a ele, além disso, a atenção do pai, dos avós, das tias, dos primos, dos amigos também é voltada para o bebê. Isso acaba gerando uma comum sensação de solidão e a mulher pode estranhar um pouco isso, sentindo-se sozinha mesmo num momento em que casa está mais cheia.

O puerpério também é delicado

O puerpério, período que chega a durar 8 semanas após o parto, também precisa de cuidados e muita paciência. A mamãe perceberá que o corpo pode demorar para voltar às formas que tinha antes. O bebê já saiu, mas a barriga ainda parece grande? Tenha calma, é preciso esperar mais tempo para que o organismo se readapte.

Fora que a mulher também precisa ter mais cuidados, por exemplo, não dá para fazer todas as atividades e nem sair muito de casa, quando o parto cesariana foi o escolhido.

Voltar à rotina antiga não é tão simples

Depois de sair do hospital e chegar em casa, provavelmente, você vai querer restabelecer sua antiga rotina logo. Mas a maternidade muda tudo, a começar pelo próprio dia a dia. Então não se sinta mal porque não dá para cuidar da casa, estudar ou fazer qualquer outra atividade como você fazia antes da chegada do bebê. Os primeiros meses realmente são de adaptação, com calma e paciência, você vai precisar descobrir uma dinâmica melhor e mais adequada nessa nova fase mãe.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *