Semelhanças e diferenças entre corpete, espartilho, body e maiô

Espartilho, corpete, body ou maiô são peças de roupa que complementam o guarda-roupa feminino. Principalmente as mulheres que buscam ainda mais sensualidade no visual, essas peças são famosas por (re)modelarem o corpo, valorizando a silhueta e trazendo melhor autoestima.

Essas peças, no entanto, possuem uma semelhança comum, sendo até normal haver confusão entre alguns deles, como é o caso do espartilho e do corpete. Mas é interessante notar que todas elas são fortes tendências da moda. Saíram dos usos em ocasiões privadas ou escondidas por baixo de outras peças de roupas e foram direto para ruas, ganhando rapidamente grande aceitação no mundo da moda e por consequência, os looks cotidianos.

Para identificá-los, separamos aqui o que é cada um dos itens e suas principais características. Confira:

Espartilho

É uma peça bastante antiga, que vem desde os tempos medievais. Era usado com a finalidade de corrigir a postura feminina para que ela correspondesse às expectativas de uma mulher daquele tempo. Todavia, hoje é usado para dar modelagem ao corpo na parte da cintura, dos quadris e do busto.

É semelhante ao corpete por causa da modelagem, que é praticamente a mesma, mas se diferencia em relação à estrutura, já que o espartilho é menos estruturado e possui menos camadas que o corpete.

Um espartilho é um excelente aliado em momentos íntimos da relação, já que ele vai fazer com que você se sinta muito poderosa e cheia de autoestima. Também é ótima opção para se usar por baixo de camisas transparentes ou vestidos de festas. O estilo fica completo com um belo sapato salto agulha.

espartilho

Corpete

Essa é uma das peças que marca a transição do underwear para o outwear. Não é uma peça de lingerie, trata-se de um item que valoriza muito a silhueta, além de ser sensual. Era um símbolo da feminilidade e antigamente servia para deixar a cintura fina e o quadril arredondado. Hoje, no entanto, o corpete se adapta às formas do corpo da mulher e não tem caráter tão agressivo como antes.

Ainda assim, é possível conseguir um efeito “ampulheta” no corpo, afinando a cintura e dando ênfase ao busto e ao quadril. As diferenças entre o corpete e o espartilho estão justamente na sua estrutura, que é mais rígida e permite tal modelação ao corpo, e também pela composição de tecidos, que no corpete requer maior quantidade de camadas.

Existem modelos que servem para ficar por baixo da roupa e também peças incríveis para sair desfilando por aí. Se preferir usar por baixo da roupa, escolha blusas com alças, ou de manga longa, feitas em tecidos de malha ou algodão. Mas se você quer mesmo arrasar no visual, escolha um corpete parecido com uma blusa feminina e use sobreposto com um casaco ou jaqueta, serve tanto para ir trabalhar, quanto para a balada.

 

Body

Modelo que veio para ficar, já que veste muito bem todos os tipos de corpo e dá um visual todo sofisticado. Apresenta muitas diferenças entre o espartilho, o corpete e o maiô. Principalmente por causa da variedade de tecidos que pode ser confeccionado e por não ser estruturado, como os espartilhos e os corpetes. Diferente do maiô, um body tem fechamento na parte inferior, geralmente feita através de botões.

É feito com diversos cortes diferentes e nem sempre fica colado ao corpo. Para quem prefere, há modelos mais “soltinhos”, parecidos com uma blusa, que não marcam a silhueta, mas tão pouco deixam de formar um visual muito elegante.

O body é democrático, ou seja, todas as peças do seu guarda roupa podem participar da composição de um look com ele. Calças, shorts, saias curtas ou longas, tudo pode ser facilmente adaptado ao uso com essa peça. Uma opção interessante é usar com roupas de cintura alta, como calças flares, estilo pantalonas, que estão voltando à moda.

Veja as diferenças entre esse body jeans bordado e o body outwear de satin. São opções excelentes para uso em ocasiões variadas, sendo o primeiro muito adequado para festas e eventos noturnos, devido ao decote e partes reveladoras e o segundo pode ser usado durante o dia, para trabalho ou passeios, já que é muito confortável.

body-outwear-satin

Maiô

O maiô é uma peça de uso exclusivo para praia, clube e piscinas, é feito em lycra, ou um tecido específico para secar rapidamente. Seu desenho também é voltado para ocasiões de praia ou piscina, valorizando as partes do corpo onde a mulher quer o efeito bronzeado.

As diferenças entre o espartilho, o corpete e o maiô, são a estrutura, o maiô, na maioria dos modelos, não possui uma armação na cintura, assim, ele fica colado ao corpo, assim como o body. Pode ser encontrado em várias cores e estampas, além de ter modelos que podem realçar ou disfarçar partes do corpo, característica que o aproxima dos espartilhos e corpetes.

maio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *