Sutiã de amamentação: A importância desta peça para a mamãe e o bebê

Sutiã de amamentação
O sutiã de amamentação é uma versão adaptada do sutiã convencional para oferecer conforto e praticidade para a mãe e o bebê. É uma peça que possui ajuste, abertura e fechamento frontal, o que facilita o manuseio pela mulher quando estiver com o filho no colo para ser amamentado.

A amamentação é sem dúvida um momento muito especial da maternidade, afinal é onde a mãe cria o vínculo mais forte com seu filho. Mas é também uma fase cheia de incertezas e que exige cuidados para garantir a saúde e bem-estar da mulher e do bebê.

Algo importante a ser observado é o uso do sutiã de amamentação, que deve oferecer conforto e praticidade para auxiliar e facilitar o lado da mãe. Assim, é uma peça fundamental do enxoval materno que deve ser pensada ainda na gestação.

Depois que o bebê nasce, junto com a chegada do leite chegam diversas dúvidas para a mamãe: qual será o melhor sutiã para amamentar? O que vai ficar mais confortável e prático? Quantos devo ter?

  • Para que serve o sutiã de amamentação?
  • Quais os benefícios do sutiã de amamentação?
  • Qual é o momento certo para usar sutiã de amamentação?
  • Como escolher um sutiã de amamentação?
  • Quantos sutiãs de amamentação comprar?
  • Onde comprar sutiã de amamentação?

Confira aqui tudo sobre sutiã de amamentação para estar preparada e vivenciar de forma tranquila e segura este ato de amor!

Para que serve o sutiã de amamentação? 

Durante a gravidez o corpo da mulher passa por grandes transformações, sendo uma delas o crescimento dos seios. Neste período e após o parto é normal que a futura mamãe sinta dores e incômodos, o que pode piorar com o uso de um sutiã comum.

Além disso, os seios vão ficando mais pesados e precisam de maior sustentação. Logo, é aconselhável o uso do sutiã de amamentação o quanto antes, não apenas depois do nascimento do bebê.

Porém, é no momento de amamentar que este tipo de sutiã irá fazer toda a diferença. O sutiã de amamentação foi desenvolvido para proporcionar uma experiência confortável e prática para as mulheres em uma hora tão delicada e que pode ser complicado para muitas.

A mamãe deve deixar de lado os sutiãs convencionais por um tempo, pois eles podem dificultar no momento de alimentar seu filho e deixá-la estressada. E o que uma mãe com um bebê recém-nascido precisa é evitar motivo para se estressar, não é mesmo? 

Quais os benefícios do sutiã de amamentação? 

Vejamos agora alguns benefícios que o sutiã de amamentação oferece para a mulher.

Mais conforto

Sem dúvida o sutiã de amamentação é mais confortável do que o sutiã comum para as mamães. Ele é confeccionado com tecidos especiais e macios para não apertar os seios, já que os mesmos ficam muito sensíveis nessa fase.

A peça também permite maior adaptação ao crescimento do peito durante a gravidez, podendo ser usado até para dormir.

Sustentação 

O Sutiã de amamentação possui a base maior e as alças mais largas para ajudar na sustentação dos seios, uma vez que ficam maiores e mais pesados durante a gestação e no período de lactação. O modelo não deve ser muito apertado, mas também não pode deixar os seios sem suporte, pois isso pode provocar flacidez.

Praticidade

Como falaremos mais adiante, é importante que o sutiã de amamentação tenha o fecho de abertura na parte da frente. Isso facilita muito no momento que a mãe irá amamentar, pois basta abaixar ou desabotoar a blusa e abrir o fecho.

Higiene 

É natural ao amamentar que os seios da lactante liberem secreção (colostro), especialmente no pós-parto. O sutiã de amamentação é feito pensado para esta situação, com um tipo de tecido e forro que absorvem melhor a umidade.

São confeccionados também com um material específico que permite que a pele respire melhor, diminuindo a proliferação de microorganismos que causam um odor desagradável.

Melhor para o bebê 

Outra enorme vantagem do sutiã de amamentação é que ele não é só melhor para a mamãe, mas para o bebê também. As matérias-primas utilizadas para confeccionar o sutiã não irritam nem machucam a pele do recém-nascido, de forma que não ficará incomodado durante a alimentação.

Qual é o momento certo para usar sutiã de amamentação? 

Muitas mulheres começam a usar o sutiã de amamentação logo quando os seios começam a mudar durante a gravidez. Isso porque a mama fica inchada e muito sensível, causando desconforto principalmente para trabalhar e fazer tarefas diárias.

Não há um momento ideal para começar a usar este tipo de sutiã, mas os especialistas da saúde recomendam não usar o sutiã convencional durante a gestação.

O aro e o tecido não ajustáveis para o crescimento dos seios podem afetar a região mamária, vindo a causar possíveis complicações para a mãe.

Como escolher um sutiã de amamentação?

Agora que você já sabe o que é sutiã de amamentação e quais são os seus benefícios, vamos descobrir como escolher um sutiã de amamentação mais adequado para o seu perfil.

Tamanho

Como já foi dito, na gravidez e principalmente durante a amamentação os seios passam por um crescimento. Entretanto, muitas mulheres podem esquecer desse detalhe na hora de comprar o sutiã para amamentar.

A dica para escolher o tamanho do sutiã é optar por um que seja um ou dois números maior do que o que a mulher costuma utilizar. Os fabricantes costumam disponibilizar tabelas de medidas para a cliente verificar o melhor tamanho.

Algumas lojas trabalham com sutiãs que possuem medidas diferentes para a circunferência das costas e para o bojo, que podem ser combinadas entre si e facilitar a busca pelo sutiã ideal.

O fato é que de maneira alguma a mamãe deve estar com um sutiã de tamanho não adequado ao seu corpo. Ela deve ficar atenta a qualquer desconforto: ao retirar o sutiã se as alças ou a região abaixo dos seios ficar vermelha ou irritada, a peça pode estar pequena.

Se o peito ficar muito apertado no sutiã isso pode deixá-lo mais dolorido e ser prejudicial, causando até dificuldade na amamentação.

Beleza ou praticidade? 

E por que não as duas coisas juntas? Infelizmente muitas mulheres, após o nascimento dos filhos, se deixam levar pelo cansaço ou mesmo sofrem de depressão pós-parto.

Isso faz com que elas se sintam exaustas, inferiores, perdem a autoestima e colocam os cuidados com elas mesmas em segundo plano.

Sabemos que a maternidade realmente não é algo fácil, é um desafio constante para a mulher e mexe muito com seu psicológico e emocional.

Agora, o fato de ser um sutiã de amamentação não significa que não possa ser bonito e elegante. Até algum tempo atrás as lingeries feitas para as mamães não ajudavam muito no quesito beleza.

Mas hoje em dia finalmente muitas marcas se preocupam com isso, criando modelos interessantes e sensuais de sutiã para lactantes que muito pouco se diferem dos tradicionais.

Engano de quem pensa que só existem sutiãs para amamentar em cores neutras e sem graça. Atualmente, essa peça consegue acompanhar as tendências da moda e agradar todos os gostos com variedade de estilos e cores.

E o melhor é poder associar beleza com funcionalidade, afinal o sutiã de amamentação é uma peça que veio para facilitar a vida da mãe em um período delicado. 

Tipo de tecido 

 O tecido usado na confecção do sutiã de amamentação também deve ser considerado. Tecidos mais macios e confortáveis para a peça, como o algodão e a microfibra, são mais indicados.

O sutiã deve ser feito com materiais pensados para não agredir a pele sensível do bebê, evitando possíveis alergias que poderiam ser provocadas por outros tecidos. Há ainda peças lindas feitas com renda de lycra que oferece maciez e elasticidade e dão um toque de sensualidade e romantismo.

Dê preferência a um tecido que possua capacidade de absorver líquidos e com microfuros, que permitem maior respirabilidade e ventilação para a pele. Isso ajuda na secagem mais rápida e evita reação alérgica na mamãe.

Ao prevenir também a combinação de calor, suor e umidade, diminui-se a proliferação de microorganismos que causam odores.

 Tipo de alça 

Como os seios aumentam de volume na gravidez e no período da amamentação, é recomendado um sutiã com as alças mais largas do que os normais e com regulagem de tamanho.

Além de sustentar e distribuir melhor o peso do peito, ele ajuda a evitar as dores nas costas e coluna e é mais confortável para o dia a dia.

Há modelos que possuem alças almofadadas, pensadas para proteger e não marcar os ombros da mamãe, considerando que os seios ficam bem mais pesados.

Quais são os melhores modelos de sutiã de amamentação?

Conheça os modelos de sutiã de amamentação que existem no mercado para ajudar na escolha daquele que combina mais com você.

Modelo com bojo e aro 

Os sutiãs para amamentação podem ser com ou sem bojo e aro, de acordo com a preferência da mulher. Mas é essencial fazer a opção por produtos que ofereçam qualidade, pois os aros podem machucar e até deformar o seio se não forem respeitadas as características da mama. Faça a opção por bojos mais maleáveis.

Modelo com abertura na frente 

O sutiã de modelo com fecho proporciona mais segurança e praticidade no movimento de abre e fecha. Isso ajuda muito a mamãe que pode estar só com o bebê no colo.

Assim, o sutiã de amamentação ideal deve possibilitar ser aberto com apenas uma das mãos, mas ao mesmo tempo ser seguro o suficiente para não abrir sozinho.

Um abotoador que une a taça com a alça da peça permite que a mulher consiga soltar com mais facilidade e possa amamentar sem tirar o sutiã.

Essa abertura permite que apenas o mamilo fique para fora e o restante do seio continue sendo sustentado pela parte inferior da lingerie. 

Top 

No mercado também é possível encontrar top de amamentação, que permite que a mãe possa amamentar com comodidade e discrição em qualquer lugar.

O uso de top por cima do sutiã é uma boa alternativa, que ajuda na sustentação e ainda previne vazamento de líquido pela blusa.

Além disso, a mulher costuma sentir os seios mais pesados e sensíveis durante o último trimestre de gravidez. O top pode ser usado para dormir e trazer mais conforto no sono e também para se exercitar, evitando dor nos seios e danos nos ligamentos.

Quantos sutiãs de amamentação comprar? 

O sutiã usado no final da gravidez provavelmente não irá mais servir depois que o bebê nascer. Pode ser que aumente pelo menos um número.

Durante o período de amamentação há uma grande produção de leite, com a ocorrência de possíveis vazamentos. Por essa razão, a maioria das mamães precisa trocar o sutiã no decorrer do dia.

Embora isso seja algo mais pessoal, uma quantidade razoável para se ter são três peças: uma que vai estar sendo usada, uma que vai estar lavando ou esperando secar e outra guardada na gaveta. É importante sempre ter sutiãs limpos e nunca usar a peça úmida.

Compre pelo menos dois modelos diferentes, e à medida que for usando compre outros do que tenha gostado mais.

Onde comprar? 

Lojas de lingerie em geral vendem o produto, até mesmo aquelas de departamento. Mas para encontrar marcas de melhor qualidade com bons materiais, é indicado procurar em lojas específicas de produtos para gestantes ou que possuam uma linha própria para a maternidade.

Uma boa pedida pensando no conforto e segurança para a mamãe, principalmente neste período de pandemia e ao final da gravidez em que se sente mais cansada e indisposta, são as lojas virtuais. Além da praticidade da compra online tem ainda o serviço de entrega em casa.

Bom, agora que tirou todas as dúvidas sobre sutiã de amamentação viu como vale a pena investir nesta peça essencial para a futura mamãe?

Se gostou desse post e quer saber mais sobre sutiã de amamentação, confira o site da loja da Art.Renda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *