Os materiais e tecidos que compõem a camisola para maternidade – parte 1

A procura pela camisola maternidade é uma tarefa que requer conhecimento e intimidade. Quem está buscando a peça como presente para alguém, precisa saber o gosto da pessoa, assim como o que lhe cai bem no corpo; mas há também, quem está em busca da camisola maternidade para si. Essas mulheres podem até já saber o que exatamente lhe é confortável, porém, conhecer todos os tipos de materiais que as compõem ajuda na realização uma compra melhor.

Essa ciência é importante porque há muitos materiais que são utilizados na confecção de roupas e o caso não é diferente com as peças íntimas e roupas de dormir – consequentemente, com a camisola para maternidade.

Ao conhecer do que é feito um conjunto tão importante para este momento da gestação, a mamãe, e aqueles que estão envolvidos no processo, geralmente membros da família ou amigos muito íntimos, descobrem o real valor dessas peças. E este valor está relacionado ao custo, pois alguns elementos usados em determinadas camisolas para maternidade vêm de matéria-prima mais cara. Ou ainda, possam por um preço de confecção que exige um maior investimento de que o produz.

Mas outro valor também é considerado: o do conforto no corpo da mulher. Alguns desses materiais são mais leves, mais macios e/ou possuem menos chances de causar alguma alergia na pele. O raciocínio é parecido com o das roupas para bebês: é recomendado, até os dois anos de idade, apenas peças feitas de tecido 100% algodão para garantir que a pele sensível dos pequenos não tenha qualquer tipo de reação alérgica.

Sendo assim, para compreender mais sobre o assunto e decidir como será feito o investimento nas camisolas para maternidade, aqui vão os principais materiais utilizados na confecção deste produto, seguidos por exemplos de peças disponíveis na loja da Art Renda, assim unindo a utilidade de conhecer os tecidos à facilidade de comprar em uma loja especializada no assunto, com foco na moda underwear e lingerie.

Tipos de tecidos de camisola para maternidade

Camisola maternidade feita de algodão: considerada a fibra mais comumente utilizada em todo o mundo, suas principais características são a resistência, a praticidade e o conforto. O tecido é usado principalmente nos países tropicais, onde o clima é mais quente. Isso porque o tecido de algodão é capaz de absorver umidade e transmite maior sensação de conforto.

artrenda-camisola-fecho-amamentarA fibra é originária do algodoeiro e é totalmente vegetal. Essa característica faz dos produtos confeccionados em algodão uma peça de categoria mais nobre quando comparados aos de materiais sintéticos.

Além do conforto, o resultado entrega peças mais resistentes e com alta durabilidade. Uma camisola maternidade feita de algodão, por exemplo, pode receber mais lavagens e não sofrer tanta deterioração.

A Camisola Maternidade com fecho para amamentar  é um exemplo confeccionado em algodão ceramic.

Camisola maternidade feita de lycra (elastano): conhecida por seus vários nomes e também pela ampla versatilidade, a lycra pode ser chamada simplesmente de elastano, já que se trata do mesmo tecido. Sua maior característica, no entanto, é a elasticidade, já que o tecido é capaz de alongar muitas vezes mais o seu tamanho sem alterar sua forma original.

artrenda-camisola-abertura-frontal

Diferente do algodão, a lycra é uma fibra sintética feita em sua essência de poliuretano, que é altamente utilizado pela indústria em inúmeros produtos. Suas vantagens, além da já citada elasticidade, estão na grande resistência a oxidação, transpiração e também luz do sol.

É importante saber que há também a marca registrada de nome Lycra, que produz diferentes itens para moda feminina e masculina, como roupas íntimas e muitos outros itens.

O tecido é utilizado em algumas partes da camisola para maternidade, como o exemplo a Camisola com abertura frontal, que tem vários tipos de tecido, mas utiliza lycra na confecção em detalhes de renda.

Camisola maternidade feita de viscolycra: podendo ser considerada uma variação da lycra (elastano), esta é uma junção da fibra de elastano com fios de viscose. Essa junção é feita para criar um tecido que tenha as propriedades benéficas da lycra, porém com um resultado mais aproximado da malha de algodão.

artrenda-camisola-aplicação-bordadoA viscolycra ainda detém a sua elasticidade (não como a do elastano puro) e permite que a produção de roupas com aspecto semelhante à do algodão sejam feitas com uma produção mais barata, fazendo com que o produto final tenha um custo mais acessível. Mas vale ressaltar um detalhe importante: como a viscose é uma fibra artificial derivada da celulose (mas não sintética como as derivadas de petróleo), sua aceitação é grande, já que o tecido é confortável e resistente, sendo um dos melhores custo-benefício.

Um exemplo de peça confeccionada em viscolycra é a graciosa Camisola Aplicação Bordado.

Além desses tecidos, outros exemplos podem ser encontrados como componente ou matéria-prima das camisolas para maternidade da Art Renda. Para continuar sabendo mais sobre o assunto, conferia a continuação deste texto na postagem “Os materiais e tecidos que compõem a camisola para maternidade – parte 2”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *