Curiosidades sobre a lingerie que você precisa conhecer

Todo mundo sabe que a lingerie é uma peça extremamente necessária e comum à vida das mulheres. Mas será que esse tipo de peça sempre existiu no mundo? Como será que eram os primeiros e mais velhos modelos? Qual a sociedade feminina que mais precisa de sutiãs? Se você sempre quis saber um pouquinho da história da lingerie, aqui é o lugar certo, pois reunimos curiosidades muito interessantes e surpreendentes a respeito da lingerie. Confira tudo a seguir.

Um pouquinho da história dos sutiãs

Os primeiros tipos de vestimentas íntimas usadas por baixo de roupas comuns datam antes de Cristo. Há muito tempo mesmo! Mas só bem mais tarde é que o público feminino passou a conhecer modelos de lingeries um pouco mais desenvolvidas e que proporcionavam mais formas ao corpo.

O sutiã foi a primeira peça a entrar em processo de verdadeira evolução e tudo começou na antiga Grécia. Os gregos criaram os chamados apodesmos, tipos de sutiãs que mais pareciam tops com formas simples e lisos. E só em 1913 é que boutiques da Europa passaram a confeccionar modelos de sutiã mais parecidos com os que conhecemos atualmente.

A história da calcinha

De acordo com a autora inglesa, Rosemary Hawthone (escritora do livro “Por baixo do pano – a história da calcinha”), esse tipo de lingerie começou a ser feito no mundo em 1800, na época das grandes revoluções francesas.

Naquela época, as damas passaram a usar vestidos mais elegantes e com modelagem de cintura alta, uma forma inspirada nos estilos de vestidos gregos. Só que esses novos vestidos eram mais abertos e leves, consequentemente, as partes íntimas acabam ficando mais expostas e arejadas. A solução foi criar o modelo de calcinha chamado de calção ou “pantaloon” que chegava à altura dos joelhos ou até mesmo os tornozelos. Também não havia variedade de cores, essa lingerie era sempre fabricada em cores escuras.

 

Inspirações para modelos de lingerie modernas

Um fator primordial para que as fabricantes de ligeries passassem a criar peças mais bonitas, jovens e sensuais, foi a influência de artistas e personalidades da mídia. Nos anos 40, por exemplo, modelos eram fotografadas em posições sexys e usando diferentes tipos de lingerie. A beleza e o glamour das imagens serviram de inspiração para fábricas e também para as mulheres que começara a enxergar o próprio corpo de modo diferente.

Já nos anos 80, a cantora Madonna encantou e surpreendeu o mundo ao cantar em público usando um sutiã com formas pontudas, uma criação assinada por Jean Paul Gaultier. Depois disso é que surgiram as lingeries muito mais modernas e semelhantes com os modelos que conhecemos hoje em dia. Aliás, foi nessa época também que a moda de usar lingerie à mostra virou febre em diversos países.

 

Tamanhos de sutiãs e dos seios

Você realmente sabe usar um sutiã? Uma pesquisa realizada pela empresa “Liz” apontou que 80% das mulheres brasileiras usam o modelo errado de sutiã. O principal problema está relacionado ao tamanho da lingerie. Os estilistas ressaltam que é sempre muito importante comprar o tamanho e o tipo de sutiã perfeitos para os seus seios, caso contrário, a mulher pode ter problemas de postura, desconfortos, dores e até de baixa autoestima.

E por falar em seios e em tamanho, segundo alguns dados, as mulheres do Reino Unido são as que têm maiores seios. A média de tamanho é de 34DD, uma medida que corresponde a 73 a 77 centímetros para o tamanho do sutiã. Esses números aqui no Brasil podem ser transformados entre 100 a 102 centímetros.

Mas e quanto às mulheres brasileiras? Qual será o tamanho de lingerie mais usado aqui no nosso país? Uma pesquisa realizada pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizado Industrial), feita no ano de 2013, mostrou que no Brasil:

  • 30% das mulheres usam sutiã tamanho 38 a 40;
  • 33,5% usam o tamanho 42;
  • 19,8% usam tamanho 44;
  • 16,7% utilizam tamanho 46 ou maior.

Os estilistas lembram, no entanto, que cada forma de lingerie é indicada para um biotipo. Aqui no blog você também encontra outras informações e dicas a respeito de como usar uma lingerie da melhor forma possível, quais as principais tendências do mercado e também novidades acerca da moda íntima.

Onde comprar lingerie e underwear

A loja virtual da Art Renda é especializada em moda íntima, com várias opções de produtos. São calcinhas e sutiãs dos mais diferentes modelos, contendo uma extensa lista de cores. O catálogo virtual possui variedade de calcinhas, sutiãs, moda sleepwear, peças voltadas especialmente para as noivas, moda íntima plus size, moda maternidade, produtos infantis e também loungewear.

A loja trabalha com lingerie e underwear no geral, permitindo ao público feminino poder contar com inúmeros modelos de calcinhas, sutiãs, além de espartilhos, tangas, biquínis, cinta-liga, cropped e muito mais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *