Cuidados que toda mulher deve ter com a calcinha

A calcinha é uma peça simples e pequena do vestuário feminino que faz uma grande diferença para a saúde, conforto e autoestima das mulheres. Ela se tornou um dos itens indispensáveis no guarda-roupa da mulher desde 1800, depois da Revolução Francesa. Mas naquele período era mais conhecida como “calção” e chegava até os joelhos. Hoje em dia as peças ganharam um universo impressionante de modelos e cores.

Certamente, disponibilizamos vários cuidados para a higiene das nossas peças de roupas no geral. A maioria das pessoas, por exemplo, sabe que não se deve misturar roupas brancas com roupas coloridas na hora da lavagem. Mas, você conhece todas as precauções para cuidar bem das suas calcinhas?

Se ainda não conhece, não perca tempo, muito menos saúde! Usar calcinha não é questão apenas de conforto ou sensualidade, a saúde da mulher está diretamente ligada ao seu uso. Acompanhe as dicas a seguir para nunca mais cometer erros na higiene de suas peças íntimas.

Como lavar a calcinha

Por ser um local bastante úmido e quente, a vagina é o ambiente ideal para a proliferação de fungos e bactérias, o que facilita uma eventual infecção ou corrimento. Por isso é indispensável que os cuidados com a calcinha sejam levados a sério, uma vez que esse pequeno pedaço de tecido está em contato direto com a vagina na maior parte do tempo do seu dia.

Comecemos pela lavagem desta peça: Saiba que, diferente do que muita gente acredita, não é obrigatório lavar em água quente. O mais importante é que ela seja limpa com sabão neutro, sem fragrância, em quantidade acertada e enxaguada abundantemente para que não fique resíduo nenhum. Não é necessário usar produtos amaciantes de nenhuma espécie, pois a pele da vagina é sensível e o produto pode causar alguma irritação ou alergia.

“Ah, mas então quer dizer que eu não posso mais lavar minha calcinha no banho?” – Claro que sim. Desde que use um sabão com ph neutro e nunca deixe a peça secando no box do banheiro. É um hábito corriqueiro, lavar no banho e deixar a peça para secar lá mesmo. Porém, mesmo que seja mais prático, o banheiro não possui a ventilação para uma secagem adequada, acrescenta-se ainda que no banheiro há excesso de umidade, o que facilita a propagação de fungos e bactérias.

Como guardar a calcinha

Antes de guardar as peças verifique se elas estão devidamente secas. Há quem use o ferro de passar no fundo das calcinhas, pelo lado avesso. Não é errado, como também não é obrigatório. Serve para dar maior segurança e evitar que a calcinha seja guardada ainda com umidade, pois o calor do ferro pode matar muitos microorganismos.

Se for costume lavar as calcinhas junto com todas as outras peças de roupas, recomendo que evite esse hábito e passe a lavar as calcinhas separadas das outras roupas, inclusive das cuecas. Como já mencionado, as calcinhas ficam em contato direto com as partes íntimas femininas e você corre o risco de ter transferida qualquer tipo de bactéria para seu corpo.

Para armazenar, lembre-se de colocá-las em um lugar separado das demais peças. Podem ficar junto apenas dos soutiens, porém, nada de dividir a gaveta de calcinhas com meias, lenços ou mesmo roupas de praia. Além de muito mais organizado, o mínimo contato com outras peças diminui os riscos de fungos e bactérias.

Para guardar, você pode simplesmente dobrá-las ou dispor uma sobre a outra. Uma dica é separar as calcinhas em sacos de TNT, que oferecem boa ventilação e de quebra ainda protegem as peças da poeira do ambiente. Caso vá viajar, esses sacos são excelentes opções para guardar as calcinhas na mala.

Aumentando a vida útil da calcinha

Para que suas calcinhas tenham uma longa vida útil, o ideal é lavar à mão. Mas caso a lavagem em máquina de lavar seja inevitável, escolha o ciclo leve para roupas delicadas. É possível encontrar também saquinhos de tecido que servem justamente para proteger as peças íntimas nas lavagens em máquinas; e por fim, siga as especificações na etiqueta do produto.

Lembre-se que roupas íntimas são exclusivamente individuais, nunca devem ser compartilhadas. Para casos emergenciais, em que tenha ido dormir fora e esqueceu-se de levar calcinha, ou aconteça qualquer acidente e seja necessário comprar uma peça nova, opte sempre por usar um protetor diário e assim, evitar o contato com o tecido que não tenha sido lavado.  E é importante não expor a calcinha em ambientes de altas temperaturas como ferro elétrico ou até ferver, pois as altas temperaturas estragam as fibras como a poliamida e elastano.

Sabendo desses cuidados é só ficar atenta e escolher qual o melhor modelo para você. Há diversas opções no mercado: caleçon, tanga, fio dental, cintura alta, sem costura, biquíni, e muitas outras. Além de tecidos incríveis e luxuosos, com detalhes maravilhosos.

Muitos ginecologistas recomendam que independente do tecido, o interessante é escolher as que tenham um fundo de algodão, pois o uso do tecido natural impede o superaquecimento da região íntima. O algodão tem a vantagem de facilitar a ventilação local, medida importante para evitar a proliferação das já tão faladas bactérias e fungos, responsáveis por infecções, corrimento e até alergias.

Gostou? Então leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *